O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI) é uma taxa mensal que deve ser paga pelo microempreendedor para garantir os seus direitos e benefícios previdenciários.
Esse pagamento deve ser realizado por meio de um boleto que será emitido no Portal do Empreendedor cujo vencimento é até o dia 20(vinte) de cada mês.
COMO EMITIR O DAS-MEI?
Acesse o Portal do Empreendedor
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SiplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao
Digite o CNPJ do MEI
Clicar emitir Guia de Pagamento(DAS)
Informe o Ano Calendário
Selecione o(s) período(s) de apuração e informe a data para pagamento do DAS
Clique em apurar/gerar DAS
Imprimir/Visualizar PDF
PRONTO ! >
Como fazer o pagamento?
Pagamento online
- Acesse a página Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI;
- Informe o CNPJ e digite o código de segurança;
- Leia atentamente as informações e depois clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
- Selecione o ano-calendário, meses e data em que vai pagar o DAS;
- Leia as informações e clique em “Pagar Online”;
- Em seguida, você será redirecionado para o pagamento via Internet Banking.
Pagamento convencional
Deve ser impresso e depois o pagamento pode ser feito em qualquer agência.
Débito Automático
O processo é feito pelo site da Receita e será preciso informar o CPF, CNPJ e Código de Acesso e ter conta em um dos bancos cadastrados.