Gerir o capital de giro da sua empresa é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Uma boa gestão financeira propiciará à sua empresa :

  • Saber como vender a prazo e oferecer financiamento aos clientes sem atrapalhar o caixa;
  • Garantir o estoque e pagamentos de fornecedores, impostos, salários e contas sempre em dia;
  • Manter os demais custos operacionais.

O capital de giro é composto pelos recursos (dinheiro, crédito, estoques etc.) que são necessários para bancar a liquidez, isto é, possibilitar que a sua empresa continue funcionando.

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.

Quando uma empresa inicia suas atividades, normalmente recebe um investimento fixo que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas e para investir em itens do ativo imobilizado.

Uma outra parte dos dos investimentos irá compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado Capital de Giro.

O capital de giro garante a saúde financeira da empresa e proporciona o oferecimento de financiamento aos clientes (nas vendas a prazo); a manutenção dos estoques; o pagamento dos fornecedores , dos impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação às compras, vendas e à administração do caixa.