O EBITDA contempla a quantidade de recursos que a empresa gera apenas em suas atividades principais, sem contar a rentabilidade de investimentos ou descontos de impostos.
EBITDA é uma sigla em inglês e significa : “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em português, o EBITDA é conhecido por Lajida e significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização".
Por meio do EBITDA, o empresário consegue ter uma visão mais nítida quanto aos resultados apurados da empresa ao longo de determinado intervalo de atividades. É possível também detectar os fatores que provocam prejuízo, bem como as origens do montante convertido em lucro.
Desse modo, o EBITDA é uma ferramenta de gestão financeira que descomplica a vida do gestor durante o processo de tomada de decisão financeira.
Analisando os dados fornecidos pelo EBITDA é possível ter uma visão dos impactos dos tributos e outros gastos sobre as receitas com certa antecedência. Assim sendo é possível a tomada de decisões com antecedência a fim de minimizar possíveis danos.
EBITDA é apenas um dos indicadores financeiros disponíveis. Portanto toda tomada de decisão deve ser feita utilizando-se dos dados fornecidos por outros indicadores financeiros como :
• ponto de equilíbrio;
• índice de endividamento;
• liquidez corrente;
• lucro líquido;
• ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Normalmente, os analistas financeiros calculam o EBITDA e fazem a inclusão dele em seus relatórios de recomendações sobre empresas listadas. A fórmula é bastante simples:
EBITDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações
Outro ponto é o fato de que o cálculo do EBITDA demanda um nível elevado de atenção e conhecimento dos demonstrativos financeiros das empresas, já que uma série de linhas do balanço são consideradas no cálculo.