O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades do seu empreendimento.
A função dessa ferramenta de gestão financeira é demonstrar a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e saldo realizados e a serem realizados, de forma diária para que sirvam de subsídio para a tomada de decisões internas.
A composição do fluxo de caixa pode variar muito, porém, as informações devem ser estruturadas diariamente e de forma acumulada.
O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais do que sua receita permite.
Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de Retorno do Investimento.
O objetivo dessa ferramenta é apurar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para os investimentos em melhorias das instalações por exemplo).
Dicas para controlar o fluxo de caixa:
· Faça o lançamento diário de suas vendas e despesas;
. Lance seus pagamentos e recebimentos futuros.
· Em situação deficitária, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro;
· Se o saldo for positivo, avalie a possibilidade de realizar investimentos na sua empresa.
Saldo do fluxo de caixa e controle operacional
O saldo de caixa é um retrato de um determinado momento, portanto não indica necessariamente que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. Vários elementos eventuais ou sazonais podem estar influenciando no saldo daquele período, sendo essencial fazer uma análise ao longo do tempo, para confirmar ou descartar uma tendência.
A cada dia, de preferência, deve ser confirmado o saldo final. A observação de saldos diários elevados, tanto negativos quanto positivos, sugerem a necessidade de melhoria da organização financeira.
Se o saldo apurado for negativo, deve-se analisar se as despesas estão muito altas e verificar a possibilidade de renegociação dos pagamentos aos fornecedores, entre outras providências possíveis.
Já se o saldo apurado for positivo, pode-se investir esse valor de forma que se obtenha algum rendimento até que seja necessário fazer algum pagamento.
A análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas.