No mercado financeiro, os investimentos de longo prazo podem ajudá-lo a ter um futuro mais tranquilo e, até mesmo, garantir a aposentadoria. Caso o seu foco esteja nessa fase da vida, uma das principais oportunidades é a Previdência Privada.

Mas, entre PGBL ou VGBL, qual é o melhor?

Essa resposta depende de uma compreensão ampla sobre o funcionamento de cada modalidade. Dessa forma, é possível selecionar o plano de Previdência Privada que se encaixa melhor tanto na sua realidade atual, quanto nos seus objetivos para o futuro.

PGBL

A sigla PGBL significa Plano Gerador de Benefício Livre. Esse é um tipo de plano privado que tem como principal característica o impacto que causa sobre as declarações de Imposto de Renda do investidor.

Na prática, essa modalidade permite que ocorra a dedução das contribuições anuais, limitadas a 12% da base de cálculo da renda bruta tributável.

Assim, quem tem uma renda bruta anual de R$ 100 mil, por exemplo, pode abater até R$ 12 mil referentes aos aportes no PGBL.

Por conta de suas características de desoneração fiscal o PGBL então é uma alternativa que está alinhada com quem realiza a declaração completa de Imposto de Renda.

Mas tenha atenção: só é possível usufruir do benefício caso você contribua regularmente para o INSS!

Em termos práticos, o PGBL funciona como um adiamento do pagamento de IR. Como consequência, a alíquota incide sobre todo o montante no momento do resgate e não apenas sobre o rendimento obtido.

VGBL

VGBL é a sigla para Vida Gerador de Benefício Livre. Nessa modalidade de Previdência Privada, não ocorre a desoneração fiscal prevista no PGBL. Como consequência, ele tende a ser indicado para quem faz a declaração simplificada de IRPF.

Também pode ser uma alternativa para quem não contribui para o INSS (como autônomo) ou mesmo para quem faz a declaração completa, mas já utiliza todo o limite de deduções.

Isso significa que os aportes para o VGBL não gerarão qualquer tipo de desconto fiscal. Por outro lado, o IR do resgate incide apenas sobre o rendimento obtido, em vez de ser calculado sobre todo o valor.

O VGBL (Vida gerador de benefício livre) é mais indicado para quem opta pela declaração simplificada do imposto de renda e utiliza o desconto padrão de 20%.

Você deve avaliar outros pontos que interferem no funcionamento dos planos e nos resultados obtidos.

Além disso, esses critérios ajudam a escolher o plano específico, considerando as opções disponíveis no mercado.