O que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente. Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.
O ticket médio é utilizado pelos mais diferentes tipos de negócio, principalmente, se houver alguma ligação direta ou indireta com vendas de serviços ou produtos.
Como calcular o ticket médio da sua empresa:
1> Identifique o valor do faturamento bruto em um espaço de tempo pré-determinado,
2> Identifique o valor do volume de vendas neste mesmo tempo pré-determinado.
3> Faça a divisão do faturamento bruto pelo volume de vendas.
Qual o ticket médio ideal?
Se a sua meta de faturamento é de R$ 100.000,00(Cem Mil Reais)e uma capacidade máxima produtiva de 50(cinquenta) produtos ou serviços anuais, o mínimo ticket médio que você precisa atingir é de R$2.000,00(Dois Mil Reais). Caso contrário, sua empresa nunca atingirá a meta do faturamento desejado.
Então a sua meta de ticket médio, neste exemplo, será de R$2.000,00(Dois Mil Reais).
Conhecer o ticket médio do seu negócio lhe dá a oportunidade de melhorá-lo e, assim, automaticamente impulsionar suas conversões.
Há diversas formas de impulsionar o valor do seu ticket médio e a maioria deles segue uma ação básica. Ou seja, aumentar o volume de vendas e aquisições por cliente.
Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área de vendas, finanças e marketing.
O mais importante é avaliar os resultados periodicamente para efeitos de comparação, determinando se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável.