O que é Drop Shipping?

O drop shipping funciona da seguinte forma: o cliente faz o pedido do produto sob qualquer forma (internet, telefone, loja física, etc). A loja recebe o pagamento e repassa o pedido ao fornecedor ou fabricante, que mantém o estoque e é o responsável por enviar o produto ao cliente.

A maioria dos revendedores que adotam o drop shipping retiram seu lucro da diferença entre o valor pago pelo cliente e o valor pago ao fornecedor. No entanto, existem também revendedores que lucram através de comissões pagas pelo fornecedor.

O drop shipping pode ser utilizado de forma eventual (quando o revendedor não adotou como modelo fixo). Geralmente isso ocorre quando um pequeno negócio recebe um pedido muito grande ou quando se trata de produtos caros, cuja manutenção em estoque seria dispendiosa para o revendedor.

O modelo de negócio do drop shipping foi inventando em 2006 nos Estados Unidos e embora seja voltado principalmente para lojas virtuais, nada impede que lojas físicas utilizem a técnica.

Além da forte concorrência, as principais desvantagens e riscos do drop shipping decorrem das falhas de comunicação entre o revendedor e o fornecedor.

Frequentemente os dados de estoque que o revendedor possui não estão totalmente atualizados e quando o cliente fecha o negócio, o produto não está disponível. Isso acarreta o prolongamento do prazo de entrega e eventual cancelamento do pedido, refletindo negativamente no revendedor.

Portanto um dos principais riscos desse formato de e-commerce esbarra, principalmente, na dificuldade do controle de entrega, já que o envio pode ser um problema dependendo da disponibilidade do item e da localidade.

O dropshipping vale a pena se você trabalhar com fornecedores de excelente qualidade. Caso contrário, você poderá ter prejuízos e ter sua reputação manchada no mercado.