Para ajudar as micros, pequenas e médias empresas (MPE) a exportar e importar com mais facilidade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as federações das Indústrias nos Estados e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)  lançaram o serviço Ajude Aqui, uma consultoria virtual gratuita sobre comércio exterior, sistemas e procedimentos.

Os atendimentos virtuais serão realizados por e-mail, telefone, Whatsapp e formulários online, que já estão disponíveis no site do Indústria Global - programa realizado em parceria com o SEBRAE para oferecer serviços de internacionalização.

Em conjunto com a assessoria virtual, as empresas atendidas podem buscar apoio no Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação da Indústria de seu estado ou no SEBRAE local.

Segundo o Ministério da Economia, das 19 milhões de empresas ativas em 2020, somente 28.746 exportaram.

Segundo a CNI, uma das razões para isso seria porque os empresários não sabem o quanto se lançar no mercado internacional pode ajudar no aperfeiçoamento da empresa, seja nos produtos, serviços e embalagens ou na própria gestão da marca.

Fonte: Agência Brasil . https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/cni-cria-canal-para-ajudar-empresas-exportar-e-importar