O 3º.Tabelionato de Protesto de Títulos de Belo Horizonte informa a ocorrência de ligações telefônicas para o entitulado “GOLPE DO PROTESTO”.
Como funciona o golpe :
Um indivíduo telefona para a vítima se passando por um funcionário de uma agência de cobranças e avisa que há uma dívida prestes a ser protestada e que existe a possibilidade de execução judicial do débito e até penhora dos bens. Depois, a vítima acaba caindo em uma renegociação com transferência bancária.
Outra modalidade do golpe é quando um indivíduo telefona dizendo ser funcionário da Central de Distribuição de Títulos Protestados. Na ligação, o falso funcionário "avisa" a empresa de que há um título com vencimento naquele mesmo dia, já que a suposta correspondência enviada pelos Correios foi devolvida ou a empresa não foi encontrada.
O falsário passa um suposto número de telefone de Cartório, que na verdade é de outro comparsa, para a que a pessoa possa buscar informações sobre o credor. O falso cartório, por sua vez, fornece o "contato" do credor e orienta a pessoa a tentar renegociar o pagamento. Ao telefonar para o número indicado, a vítima fala com um terceiro integrante da quadrilha, que pede um depósito imediato em conta corrente para evitar o protesto.
Como evitar o golpe :
Cartórios de Protestos não entram em contato com os devedores por telefone ou e-mail e sequer pedem pagamento de contas por meio de depósitos em conta corrente !
O 3º.Tabelionato de Protesto de Títulos de Belo Horizonte avisa:
A quitação só pode ser feita diretamente com o credor ou pessoalmente no cartório, mediante boleto entregue em mãos ao devedor.
Portanto, toda cautela nesse sentido.