Atualmente a preservação do meio ambiente é pauta estratégica de empresas públicas e privadas e tem crescido o interesse acerca das questões ambientais dentro da ciência econômica.
Já podemos identificar um novo campo que trata das questões relativas à utilização e preservação do meio ambiente sob uma perspectiva econômica : a economia do meio ambiente.
Especialistas garantem que ao lado dos setores de telecomunicações e de energia , a ecologia é a área profissional mais promissora do momento .
Foram criados mecanismos de proteção ao meio ambiente e que já chegam ao Brasil como o Certificado ISO 14001 , que é conferido às empresas que adotam políticas de controle ambiental eficientes .
A poderosa indústria automobilística também investe bilhões de dólares em projetos do carro conceito , que finalmente abolirá os poluidores motores movidos a gasolina.
A Fundação Estadual do Meio Ambiente(FEAM) , através de uma participação voluntária , fomenta o Selo de Qualidade Ambiental , valorizando os trabalhos realizados por empresas que tenham o compromisso de garantir condições ambientalmente adequadas às gerações futuras.
As multas criadas pelo Governo inibem as empresas que denigrem o meio ambiente e mostra que a legislação do setor vem avançando .
A Associação Mineira de Defesa do Ambiente(AMDA), criou no passado a “Lista Suja”. Apesar de não ter sido a única responsável por mudanças, sem dúvida desempenhou um forte papel na adoção de novas posturas ambientais por parte de muitas empresas e instituições que dela fizeram parte.
Seja para elaborar projetos de viabilidade econômica , avaliar o impacto das atividades sobre o meio ambiente e até mesmo para defender em caso de agressão ; profissionais especialistas como administradores , advogados , contadores e engenheiros , dividem com biólogos e ecólogos o grande desafio de encontrar alternativas de crescimento sustentável. Um crescimento que produza bens e serviços , bem estar e conforto , mas que preserve a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
Nossa sociedade tem um longo e importante caminho a percorrer , visto que observamos os exemplos de países ou regiões que alcançaram elevadas taxas de crescimento econômico , mas que experimentaram , simultaneamente , grandes perdas em termos de qualidade do meio ambiente .
Alexandre Rabello.Contador e administrador de empresas.